segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Are diamonds the best gilrs` friends ???

Dos diamantes de sangue ao ouro sujo, hoje é mais difícil ser feliz com uma jóia sem pensar no crime/ delito. Um anel de diamantes pode dar a você um extraordinário prazer cada vez que usar. Porém o brilho muitas vezes vem com um preço mais alto que o custo. O melhor amigo das garotas como é chamado muitas vezes vem de lugares como Angola e Serra Leoa onde estas preciosidades são usadas para financiar rebeldes que se recusam a trabalhar pela paz e segurança. Em países do terceiro mundo, diamantes e outras preciosidades são explorados em rios o que causa uma destruição ambiental, prejudicando o eco sistema hidrico  de toda a região. Pensando em deixar os diamante e ir para o ouro? Comprar jóias de ouro parece ser uma boa idéia  se você souber de onde o ouro vem e como foi explorado, esta escolha então será um ganho ambiental. A pesquisa da agência de proteção ambiental demonstra que a exploração do ouro ,  esta produzindo mais substâncias tóxicas que qualquer outra indústria nos estados unidos. Dentro desta realidade  aparece um grupo de designers com pensamento voltado para ecologia e com isso criando a possibilidade de você se enfeitar com a consciência limpa. Criando peças com  material reciclado, transformando algo existente em algo novo . Atualmente um dos métodos mais ecológicos. A exploração no Canadá é feita obedecendo as mais rigorosas leis ambientais .  Lembra dos brincos pesados da vovó que recebeu? Não mantenha estas jóias numa caixa dentro da sua gaveta de roupas intimas. Elas podem ser recicladas e serem uma nova jóia.
Fonte - Jóia br

70 países, inclusive a Suíça, estão reunidos em Joanesburgo, na África do Sul, para discutir o sistema de certificação decidido em Novembro, na Suíça. O objetivo é evitar que o comércio de diamantes seja fonte de conflitos e sirva para financiar guerras.

Em Novembro do ano passado, em Interlaken, na Suíça, 56 países se comprometeram a respeitar um sistema internacional de certificação de diamantes definido como processo de Kimberley (África do Sul). Uma centena de países são ativos no comércio de diamantes.

- Segundo a indústria do diamante, apenas 2% da produção mundial provém de regiões em conflito; as ONGs falam em 20%. 
Fonte - Suissinfo.ch

Portanto pessoal fica difícil chegar a um concenso, num mercado tão "precioso" é clara a ocultação de dados, portanto a melhor maneira de adquiri-los é exigindo sua certificação com relação a origem. Nós também nos engajamos nesta nova proposta, infelizmente ainda precisamos usar o ouro vendido no comércio, mas gostaríamos num futuro próximo de podermos comprar somente o ouro reciclado, imaginem a quantidade imensa de metal guardado em cofres, caixinhas e gavetas sem utilização alguma. Claro que não podemos assumir uma responsabilidade significativa perante esta situação já que trabalhamos com a joalheria artesanal, mas parece que  o lado mais fraco tende a ser mais politicamente correto sempre não é mesmo.






3 comentários:

  1. Parabéns!
    Bela matéria, muito bem escrita!
    Beijo
    Salem

    ResponderExcluir
  2. Mutio ricas as informações aquí apresentadas.
    Realmente é valiosa para os que com consciência administra suas atitudes de vaidade e ostentação.
    O difícil é acessar os que exageram nesses valores e somente estes os tem em pauta.Parabéns e obrigado como sempre.Beijão.Pedro

    ResponderExcluir
  3. Carmitcha, adorei os brincos...
    Qual o preço dos "bonequinhos"?
    BR27 e 28
    bj
    Sol

    ResponderExcluir

Seja bem vindo